7 equipamentos para fotografia que todo profissional deve ter
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O grande privilégio de trabalhar com equipamentos para fotografia profissional pode, também, ser uma fonte de dúvidas para o fotógrafo. Diante da grande variedade de acessórios que se pode agregar a um kit, como fazer escolhas certas?
No post de hoje, vamos contar o que é essencial e o que, definitivamente, não pode faltar no kit de um profissional da fotografia. Quer saber quais os são os primeiros investimentos a serem feitos para ter um equipamento completo? Acompanhe!
A escolha da melhor câmera muitas vezes é uma pesquisa de custo-benefício. Para fotografia profissional, as câmeras tipo full frame são preferíveis. Isso porque geralmente elas têm sistemas bem desenvolvidos, construção resistente, mais funcionalidades e se comportam melhor em condições adversas, como situações com a falta de luz.
Ao comprar uma câmera, ela acompanha, na maioria das vezes uma lente, denominada lente do kit. De maneira geral, essas lentes são lentes zoom, que cobrem distâncias focais diversas.
Frequentemente, a lente que acompanha uma câmera é a 18-55mm, que cobre desde um campo de visão grande angular (em 18mm) até um normal (em 55mm). Também é comum ver lentes 18-135mm no kit, que atingem uma distância focal de teleobjetiva.
As lentes do kits atuais conseguem um desempenho de imagem melhor do que as de gerações anteriores, com o aperfeiçoamento de seus sistemas internos e qualidade de materiais. Contudo, por exigências de maior qualidade no trabalho ou até adequação a novas propostas, a aquisição de uma nova lente pode ser necessária.
Assim, uma boa segunda lente é a 50mm 1.8, que, com sua abertura alta, permite fotografias em luminosidades mais baixas e com alta profundidade de campo, o que gera o desfoque no fundo da imagem. Além disso, há várias opções a preços bem acessíveis, na média entre R$ 400,00 a R$ 500,00.
Um equipamento interessante no que diz respeito à bateria é o grip, um periférico encaixado debaixo da câmera que comporta duas baterias. Assim, o gasto de energia para cada bateria é reduzido e a autonomia da câmera é aumentada.
Uma observação essencial é nunca esquecer de manter todas as baterias carregadas antes de um trabalho!
Especialmente quando se fotografa em formato RAW, o problema do espaço é ainda mais relevante. Se um ensaio acabar rendendo mais material que o esperado, ter um cartão a mais elimina a preocupação com memória e deixa a criatividade fluir sem obstáculos.
A quantidade de nuvens no céu e o horário, posição e intensidade do sol, por exemplo, podem gerar sombras e efeitos indesejados no resultado da foto, o que é especialmente preocupante quando se está trabalhando com um modelo e retratos.
Portanto, um flash é ideal para preencher espaços de baixa luminosidade na imagem e dar destaque a elementos específicos nele. Nesse sentido, utilizar um rebatedor é bastante útil para dar preenchimento de luz em pontos escuros quando o sol for um foco de luz mais dura. Além disso, posicionar um flash acionado por rádio com sua luz difundida ou rebatida ao lado do modelo é uma solução bem eficiente nesses casos.
Tripés do tipo Gorillapod têm sido itens bastante utilizados como equipamentos para fotografia, pois oferecem uma base flexível para prender o flash em locais menos convencionais, como postes e corrimãos.
Além disso, o tripé para a câmera é extremamente útil para firmá-la e eliminar movimentos na hora da fotografia, ajudando o fotógrafo a cravar o foco.
Utilizar itens de limpeza como o Lenspen e borrifador de ar é essencial para remover a poeira da lente e do sensor da câmera. Um pano de tecido mais suave, por sua vez, pode contribuir para eliminar a umidade. Não se recomenda soprar a fim de remover poeira, uma vez que algumas partículas de saliva podem ir junto com o ar e formar umidade.
Portanto, ao escolher uma mochila para carregar seu kit, procure modelos específicos para fotografia. Elas contam com compartimentos bem definidos, responsáveis por segurar os objetos no lugar e amortecer impactos. Além disso, devem ser impermeáveis para prevenir danos em locais de alta umidade e situações de chuva.
Assim, antes de se aventurar em trabalhos ou gastar seu dinheiro em itens supérfluos, certifique-se de investir nesses equipamentos para fotografia essenciais, para não passar dificuldades e começar um negócio bem organizado.
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No post de hoje, vamos contar o que é essencial e o que, definitivamente, não pode faltar no kit de um profissional da fotografia. Quer saber quais os são os primeiros investimentos a serem feitos para ter um equipamento completo? Acompanhe!
1. Câmera e lente(s)
Esse é o ponto de partida. Se estamos falando de fotografia profissional, é inevitável que falemos de câmeras DSLR ou mirrorless, que, por sua vez, possibilitam a troca de lentes, encaixe de flash e regulagem mais abrangente.A escolha da melhor câmera muitas vezes é uma pesquisa de custo-benefício. Para fotografia profissional, as câmeras tipo full frame são preferíveis. Isso porque geralmente elas têm sistemas bem desenvolvidos, construção resistente, mais funcionalidades e se comportam melhor em condições adversas, como situações com a falta de luz.
Ao comprar uma câmera, ela acompanha, na maioria das vezes uma lente, denominada lente do kit. De maneira geral, essas lentes são lentes zoom, que cobrem distâncias focais diversas.
Frequentemente, a lente que acompanha uma câmera é a 18-55mm, que cobre desde um campo de visão grande angular (em 18mm) até um normal (em 55mm). Também é comum ver lentes 18-135mm no kit, que atingem uma distância focal de teleobjetiva.
As lentes do kits atuais conseguem um desempenho de imagem melhor do que as de gerações anteriores, com o aperfeiçoamento de seus sistemas internos e qualidade de materiais. Contudo, por exigências de maior qualidade no trabalho ou até adequação a novas propostas, a aquisição de uma nova lente pode ser necessária.
Assim, uma boa segunda lente é a 50mm 1.8, que, com sua abertura alta, permite fotografias em luminosidades mais baixas e com alta profundidade de campo, o que gera o desfoque no fundo da imagem. Além disso, há várias opções a preços bem acessíveis, na média entre R$ 400,00 a R$ 500,00.
2. Bateria reserva
A bateria de uma câmera DSLR costuma ter um bom tempo de duração, mas ainda assim não custa prevenir e ter em mãos uma segunda bateria. Imprevistos como esquecer de carregar a bateria principal ou, talvez, um ensaio que demore mais para desenrolar, podem ser resolvidos com uma bateria reserva.Um equipamento interessante no que diz respeito à bateria é o grip, um periférico encaixado debaixo da câmera que comporta duas baterias. Assim, o gasto de energia para cada bateria é reduzido e a autonomia da câmera é aumentada.
Uma observação essencial é nunca esquecer de manter todas as baterias carregadas antes de um trabalho!
3. Cartão de memória reserva
Sem cartão de memória, não há ensaio. O cartão é uma das partes mais sensíveis do equipamento para fotografia, pois está sujeito a corrupção de arquivos, defeitos de transferência e mau contato, por exemplo, além da limitação do espaço.Especialmente quando se fotografa em formato RAW, o problema do espaço é ainda mais relevante. Se um ensaio acabar rendendo mais material que o esperado, ter um cartão a mais elimina a preocupação com memória e deixa a criatividade fluir sem obstáculos.
4. Flash, rebatedor e rádio
Ter um flash à disposição não é necessário apenas para ensaios e eventos noturnos. Em muitas situações, até em trabalhos ao ar livre, confiar apenas na luz natural pode não ser tão prático quanto ter um controle sobre a luminosidade das imagens.A quantidade de nuvens no céu e o horário, posição e intensidade do sol, por exemplo, podem gerar sombras e efeitos indesejados no resultado da foto, o que é especialmente preocupante quando se está trabalhando com um modelo e retratos.
Portanto, um flash é ideal para preencher espaços de baixa luminosidade na imagem e dar destaque a elementos específicos nele. Nesse sentido, utilizar um rebatedor é bastante útil para dar preenchimento de luz em pontos escuros quando o sol for um foco de luz mais dura. Além disso, posicionar um flash acionado por rádio com sua luz difundida ou rebatida ao lado do modelo é uma solução bem eficiente nesses casos.
5. Tripé
O tripé pode ser utilizado tanto para apoiar a câmera quanto o flash ou um rebatedor. No exemplo que demos no tópico anterior, o fotógrafo pode ficar com a câmera móvel, em mãos, e seu modelo em um ponto ao lado do flash posicionado no tripé.Tripés do tipo Gorillapod têm sido itens bastante utilizados como equipamentos para fotografia, pois oferecem uma base flexível para prender o flash em locais menos convencionais, como postes e corrimãos.
Além disso, o tripé para a câmera é extremamente útil para firmá-la e eliminar movimentos na hora da fotografia, ajudando o fotógrafo a cravar o foco.
6. Material de limpeza
O corpo da câmera e suas lentes tendem a acumular poeira e umidade, independentemente do local em que ficam armazenados. E isso pode comprometer a qualidade da imagem, seja com a presença de partículas indesejadas, ou com o desenvolvimento de mofo por conta da umidade.Utilizar itens de limpeza como o Lenspen e borrifador de ar é essencial para remover a poeira da lente e do sensor da câmera. Um pano de tecido mais suave, por sua vez, pode contribuir para eliminar a umidade. Não se recomenda soprar a fim de remover poeira, uma vez que algumas partículas de saliva podem ir junto com o ar e formar umidade.
7. Case/mochila
Depois de tudo que dissemos, levar esse equipamento todo na mão está fora de cogitação. Por outro lado, levar tudo solto e se debatendo dentro de uma bolsa qualquer também não é uma opção. Equipamentos para fotografia são frágeis, têm peças de vidro e circuitos sensíveis, que merecem o máximo de cuidado contra impacto e umidade.Portanto, ao escolher uma mochila para carregar seu kit, procure modelos específicos para fotografia. Elas contam com compartimentos bem definidos, responsáveis por segurar os objetos no lugar e amortecer impactos. Além disso, devem ser impermeáveis para prevenir danos em locais de alta umidade e situações de chuva.
Assim, antes de se aventurar em trabalhos ou gastar seu dinheiro em itens supérfluos, certifique-se de investir nesses equipamentos para fotografia essenciais, para não passar dificuldades e começar um negócio bem organizado.
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